O projeto “Diálogos Portugueses” teve o seu início no CEIL – Centro de Estudos sobre o Imaginário Literário (FCSH-NOVA) com a designação “Diálogos Quinhentistas” (2010 a 2013).

Nesta fase, o projeto ocupou-se da edição de textos de Francisco de Melgaço (trad.) (séc. XV), Francisco de Moraes (1500?-1572?) e João de Barros (1496 -1570).

O trabalho, coordenado por Irene Freire Nunes, foi encetado por Ana Sofia Laranjinha, Carlos Carreto, Elisa Gomes da Torre, Isabel Barros Dias, Margarida Santos Alpalhão.

Em 2013, o CEIL foi integrado no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH-NOVA), tendo-se verificado, então, o alargamento do trabalho ao universo dos diálogos em português, ou de autores portugueses, aquém e além de quinhentos. Esta ampliação das metas do grupo de trabalho decorreu da pesquisa desenvolvida pelo grupo inicial, que abriu horizontes e tomou consciência da amplitude e valor do corpus textual que trabalhava.

A equipa passou a ocupar-se de Diálogos Portugueses do século XV ao século XIX, sob a coordenação de Irene Freire Nunes, coadjuvada por outros membros da equipa.

O projeto Diálogos Portugueses teve início em 2014 e continua ativo, tendo vindo a ser desdobrado em projetos de menor dimensão, que se têm ocupado de partes selecionadas do corpus. Estes projetos congregaram equipas específicas.

O projeto “Recuperar o Diálogo (edição crítica e estudo)” contou com os seguintes investigadores: Irene Freire Nunes (investigadora responsável); Isabel Barros Dias e Margarida Santos Alpalhão (cocoordenadoras); Ana Pêgo Reis, Ana Sofia Laranjinha, Carlos F. Clamote Carreto, Elisa Gomes da Torre, Filipe Alves Moreira, Isabel Morán Cabanas, Isabel Morujão, Maria Teresa Nascimento, Natália Albino Pires, Rui Manuel Loureiro, Sofia Vilarigues, Teresa Araújo, Teresa Castro e Teresa Nobre de Carvalho (investigadores), sendo Ivo de Castro o consultor do projeto. Com este projeto teve início a coleção de textos dialógicos, editados pelo IELT, que pode ser consultada aqui.

O projeto “Testemunhos de Guerra” contou com os seguintes investigadores: Isabel Barros Dias (IR); Margarida Santos Alpalhão (cocoordenadora); Ana Rita Padeira, Tiago Machado de Castro, Filipe Alves Moreira, Irene Freire Nunes, Isabel Morán Cabanas, Margarida Esperança Pina, Maria Barreto Dávila, Natália Albino Pires e Teresa Araújo (investigadores), sendo Ivo de Castro o consultor do projeto.

O Projeto Diálogos Portugueses tem desenvolvido igualmente atividade de divulgação, como colóquios e publicações:

2016 (27-28 de junho) – Colóquio Literatura e Ciência. Diálogos Multidisciplinares (Lisboa, FCSH-NOVA)

2017 – Caderno temático “Diálogo e Ciência”, Limite. Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía, vol. 11.1 – http://www.revistalimite.es/vol11a.html

2018 (11-12 outubro) – Colóquio Literatura e Ciência. Diálogos Multidisciplinares (Lisboa, Universidade Aberta)

2021 – Literatura e Ciência. Diálogos Multidiciplinares II, Lisboa: Universidade Aberta – DOI: https://doi.org/10.34627/rypn-vz41

Paralelamente o projeto integrou dois bolseiros que colaboraram na identificação de textos e testemunhos de diálogos, bem como no desenho e na alimentação da presente base de dados: Maria Barreto Dávila e Eduardo Castro.

 

   

Para citar uma ficha da Base de Dados, indicar a respetiva hiperligação.

Exemplo: Francisco Lopes de Azevedo Velho da Fonseca (autor), disponível em

<https://dialogosportugueses.pt/index.php/catalogo/autor/details/1/190> [consultado em dia / mês / ano]

   
         
  Contacto   Créditos